Last.fm é um site que tem como conceito principal a ideia de um rádio online. Se ele tivesse que ter uma nacionalidade, seria a do Reino Unido e seu ano de nascimento é 2002.

   Estou utilizando esse site desde 2012 e ele é maravilhoso! Particularmente o que me atrai é o serviço de scrobble de música que eles fazem. Antes de conhecer eles, eu vivia me perguntando quem era o artista que eu mais ouvia, qual era música que eu mais ouvia, mas depois de conhecer eles todas essas dúvidas sumiram.

   Os principais recursos do Last.fm são:

  1. Scrobbling: que é quando o Last.fm informa qual música você está ouvindo, quantas vezes você já ouviu aquela música e ao artista. "O scrobbling nos ajuda a saber quais músicas você ouve com mais frequência, de quais músicas você gosta mais, quantas vezes você ouviu um artista em um período específico de tempo, quais de seus amigos têm gostos musicais parecidos." Atualmente, é possível fazer o scrobble por apps e plugins oficiais e ele capita as informações de vários reprodutores de música, como o Spotify, YouTube, iTunes, Play Música, dentre outros players.
  2. Recomendações: o site fornece recomendações de artistas e músicas novas baseadas no que você ouve e também levando em conta o gosto musical similar de outros usuários. "A página faz uma lista das músicas que foram diretamente recomendadas ao usuários e grupos dos quais ele faz parte, blogs, e outros usuários que têm ouvido músicas parecidas recentemente. Há também uma rádio feita com músicas recomendadas que tocam músicas especialmente filtradas baseadas no que o usuário ouviu durante a semana. Os perfis dos usuários tem um Taste-o-meter que fornece um ranking da sua compatibilidade musical com a de outros usuários."
  3. Tags: através das tags você descobre mais artistas do mesmo gênero, pode navegar em locais voltados para o tema escolhido, além disso as tags ajudam a organizar e facilitam a vida dos visitantes. É um recurso que existe de 2005, ou seja, é bem antigo nos conceitos do site.
  4. Eventos: é algo que vem desde 2006 e procura os shows/eventos/apresentações dos artistas que você ouve localizados próximos ao usuário.
   Para se beneficiar dos recursos do web site tem que fazer cadastro, com perfis gratuitos e pagos (os pagos só não tem anúncios, podem saber quem visitou o perfil e viram testadores de versões beta do site e aplicativo). 

   No próprio site tem indicações para todas as outras formas de utilizar o serviço. Aplicativos (para iOS e Android) e plugins (para os mais diversos sistemas operacionais) podem ser facilmente encontrados. Aqui em baixo vocês podem conferir como é a aparência do aplicativo para Android e do plugin para computador, respectivamente.

Essa é uma das áreas do aplicativo. Aqui
você visualiza as músicas mais tocadas.
Essa é uma foto do plugin Last.fm para Windows
no computador.

   Para terminar com chave de ouro, aqui segue o link do Last.fm para quem quiser conhecer mais sobre todo o site e se você clicar aqui ou aqui pode ter acesso ao link de download do aplicativo para Android e iOS, respectivamente.

   Por essa sexta é só isso, mas até o próximo post você pode me seguir no InstagramTwitterYouTube e ler a fic no Wattpad ou no Tumblr. Beijocas chuchus!!! x

Deixe um comentário