Minha primeira "semi-resenha" é o livro "Dispa-me!: O que nossa roupa diz sobre nós" das autoras Catherine Joubert e Sarah Stern publicado pela editora Zahar. Comecei a lê-lo tem umas três semanas, mas por conta das minhas tarefas escolares a leitura está meio passo de tartaruga. 
Ambas autoras são psiquiatras e psicanalistas que trabalham com jovens, adultos, crianças e adolescentes, em Paris, França.
  Este é um dos livros que comprei na última visita do Projeto Mais Leitura na minha escola. Vocês podem ler mais sobre essa vista aqui.
   Tudo o que estiver escrito abaixo disso são alguns dados do livro para que vocês.
Título: Dispa-me!: O que nossa roupa diz sobre nós
Autor(es): Catherine Joubert e Sarah Stern
Tradutor(es): André Telles
Editora: Zahr
Páginas: 157
ISBN: 978-85-378-0032-4
Sinopse:
   Este é um livro sobre timidez, invejam rivalidade, desejo, auto-afirmação, saudade, amor, sedução, pertencimento, feminilidade, traição, renascimento, compulsão, ousadia... Este é um livro sobre roupas.
  Por trás da ideia de "futilidade" a que costumam ser associadas, as roupas dizem muito sobre nós - ainda que por vezes não tenhamos consciência disso. O que sinalizamos se usamos sempre uma mesma calça ou, ao contrário, compramos peças novas compulsivamente? Se guardamos com cuidado as vestes daqueles que nos deixam? Se colecionamos lingeries ou nos vestimos apenas de preto? Todos esses comportamentos indicam relações diferentes com as roupas, em que a história pessoal prevalece.
   A roupa, essa "segunda pele", pertence ao mesmo tempo ao dentro e ao fora de nós. Contém em suas fibras as memórias dos primeiros cuidados maternos, da aceitação ou exclusão na escola. Exprime, à sua maneira, nossos sonhos e esperanças, refletindo a construção de nossa identidade.
   É esse vínculo que Dispa-me! explora. Com o cuidado de não generalizar, as autoras apresentam breves histórias, que são em seguida interpretadas com um olhar psicanalítico. Uma abordagem séria mas descontraída, que nos permite saber um pouco mais sobre o que nossas roupas - e, paralelamente, sobre nós mesmo.
♤♡♢♧
Resenha:
   Assim que comecei a ler este livro, percebi que ele seria diferente do que eu esperava. Sabe quando você lê a sinopse e pensa que vai ser de um jeito e quando pega o livro vê que não é? Foi isso que aconteceu.
  Achei que seria com uma estória como nos romances e que se não fosse assim ele abordaria os como as roupas influenciam nossa vida e que ainda daria umas dicas de moda, tipo esses programas de TV fechada. Contudo, estava super enganada.
   O fato do livro ter sido escrito por duas psicanalistas faz muita diferença, pois elas elevam o nível dele. O livro trás em cada capítulo uma crônica diferente. Nas crônicas estórias são contadas e sempre tem uma ligação com roupas, sejam elas roupas intimas, vestidos, saias, ou até mesmo o comprimento delas, estilo, dentre outros aspectos que compõem uma roupa. Após a crônica, elas a interpretam e explicam como a roupa é vista naquela estória contada. Há correlacionamento com cultura, pensamentos, projeção de nós mesmos nos outros, projeção da imagem dos outros em nós mesmos e muito mais.
   Sinto que a visão delas é boa e, até onde li, me fez e faz pensar em coisas que não havia imaginado. Alguns dos pensamentos que elas descrevem são muito bons porque, realmente, te fazem pensar no que você transmite quando se veste.
   Por um lado, eu realmente senti falta de uma estória "normal", sabe? Daquelas com mocinhos, donzelas, uma trama interessante com ou sem final feliz. Entretanto, gosto de sentir que cada capítulo é independente do outro, como sempre tem algo novo para descobrir e aprender.
   Bom, como só tem uns vinte capítulos nesse livro (contei com a introdução) e  ainda estou no sétimo, tem bastante coisa para eu ler e apreciar.
♤♡♢♧ 

   Por esta sexta-feira foi só (tudo) isso. Prometo tentar melhorar nessa coisa de resenha/semi-resenha.    Próxima sexta tem mais!!! Não se esqueçam do Instagram do blog, vai e fique de olho.
   BEIJOCAS, CHUCHUS!!! x

Deixe um comentário