Você com toda a certeza está se perguntando: que raios essa menina está fazendo? Volta às aulas no meio de agosto? Pois é, estudar em uma rede federal tem dessas coisas, por exemplo: milhares de greves e o "ano" letivo não é exatamente um ano letivo já que é por semestre.
Minhas aulas começaram na semana retrasada e posso dizer que desde a semana anterior ao início delas, eu já estava me preparando para o tão esperado início (só que não).
Eu pensei que neste post, eu pudesse dar umas dicas sobre como se organizar para esses assuntos escolares.
  1. Faça listas. Antes de me organizar propriamente, eu me organizo antes. Meio irônico, mas é isso mesmo. Faço sempre uma lista de tudo o que tenho que fazer. Geralmente a lista inclui itens como: listar as matérias, fazer um horário baseado nas horas das aulas, certificar-se do início e término do ano ou semestre letivo, listar os materiais que você precisa comprar para começar o ano, organizar mochila, organizar estojo e etc. Acho que depois desse breve exemplo vocês entenderam o que eu estava falando.
  2. Cumpra o planejamento das listas. Antes você fez as listas, porém é hora de cumprir elas. É importante manter o foco para não estragar com tudo de cara.
  3. Organize seus horários. É fundamental você ter uma agenda  com uma espécie de planejamento sobre a sua rotina. É uma excelente maneira de programar os turnos de estudos, ter controle sobre dias livres e as tarefas a serem realizadas.
  4. Tente deixar tudo com a sua cara. No sentido de: personalize tudo. Eu acho super legal quando você diz quem você é e do que gosta através de seus objetos. Eu costumo personalizar a capa dos cadernos e/ou as divisórias do fichário. Isso é uma forma bem sútil de chamar atenção. 
  5. Nunca perca o foco. Sempre tem como sair da rotina e deixar acumular matéria. Isso é mais fácil que estudar a matéria em si. Então mesmo que perca o foco por um dia lembre-se do seu objetivo principal e volte para o caminho da conquista.
  6. Entenda que sacrifícios são ruins mas valem a pena. É muito muito muito triste ter que deixar de fazer algo somente para ficar em casa estudando. Principalmente quando é alguma festa. Porém pense no que gostaria de alcançar e não se preocupe com a necessidade de abrir mão de algumas coisas para ter o que queria.
Eu vou parar no número seis porque a) é meu número favorito e b) eu acredito que vocês mesmos devem criar suas regras ou dicas para ser organizado e prosseguir bem tanto na vida quanto na escola.
Por essa sexta é tudo o que tenho, Até a próxima!! Não precisa morrer de saudades de mim, só se inscrever no meu canal do YouTube bem aqui e me seguir no Instagram no @anmiassis.

Deixe um comentário