No post de hoje venho enaltecer o trabalho musical dessa banda maravilhosa: BΔSTILLE (Bastille)Eu até mesmo arriscaria dizer que é uma das minhas bandas favoritas e quem me conhece sabe que eu não tenho muitas coisas como favoritas. 

   Wild World é o disco mais recente da banda. Ele contém 19 músicas e todas autorais. De acordo com o iTunes, é música alternativa e sou obrigada a concordar porque é alternativo mesmo. 
   Antes da resenha em si, gostaria de ressaltar que a minha paixão por BΔSTILLE surgiu quando eu esbarrei no videoclipe da primeira música deles que escutei em 2013. Flaws me surpreendeu e me cativou de uma maneira que não pude deixar a banda de lado. O que me faz amar BΔSTILLE são as suas letras. Toda música deles me faz refletir em tudo que tenho, no que sinto e até mesmo na vida como um todo. 
   Agora que já contei sobre como me apaixonei pela banda posso dividir o que penso sobre cada faixa do álbum.
   Assim como tudo o que os artistas fazem é superimportante entender as referências e (quase) toda letra de música dessa banda, em especial, tem alguma referência e é incrível que eles têm um jeito de fazer isso naturalmente. Como disse antes, todas as músicas são autorais e nesse álbum as ideias de Dan Smith, um dos membros da banda, estavam afiadas.
   O disco anterior, lançado em 2013, intitulado Bad Blood tinha uma vibe mais dark e pesada. Tinha algo que sempre ficava no fundo da nossa mente, pelo menos para mim. É repleto de músicas marcantes e é bem difícil ter que dizer qual é minha música favorita desse disco. Já no Wild World não é tão diferente, ainda não posso escolher minha música favorita, mas o disco tem uma levada totalmente diferente. Não diria que é mais feliz que o anterior, porém tem músicas mais agitadas e, de certo modo, animadas que às vezes podem encobrir letras profundas. Mas é o que dizem: para bom entendedor, meia palavra basta.
   Então vamos as músicas que eu destaco desse álbum. Lembrando que eu tenho muita dificuldade de escolher músicas dessa banda.

  • An Act of Kindness: é bem reflexiva e fala sobre atos de bondade. Ela começa bem misteriosa e depois ganha mais ritmo no refrão. A letra reflete muito sobre esses atos de bondade que acontecem, em como eles são raros, como essas ações marcam a vida de uma pessoa. A letra é tão profunda que inclusive mostra como a pessoa que presenciou/vivenciou tal ato se sentiu durante o momento. 
  • Snakes: uma das melhores músicas desse disco. Ela traz uma situação bem comum entre nós meros mortais. Na letra há a famosa dicotomia entre nossas preocupações/responsabilidades e a nossa vontade de resolver tudo (vontade que ás vezes chega ser menos zero). Outra coisa que amo é a forma com que é personificado tudo o que nos preocupa usando as cobras (snakes, né?), não acredito que lá na Europa exista a famosa frase "se fosse uma cobra te mordia" para se referir a algo que está tão próximo de nós que não percebemos, exatamente assim que essa música trata os problemas, como algo tão perto que pode nos machucar. A melhor parte da letra é o refrão (essa parte fez com que eu me sentisse mais humana ainda e muito feliz por ter gente que também sente como eu quando tem que encarar algo na vida).
  • Way Beyond: traz a luz a questão do uso excessivo de tecnologia e da cultura blasé que as cidades trazem consigo. A sua melodia é super para cima, mas a sua letra dá recados importantes como por exemplo refrão quando diz: "it only matters if we care now, if you're way beyond that, then I'm gonna dust you off of my shoulders" (Isso só importa se nós nos importamos agora, se você está muito além disso, então eu não vou mais me importar com você). Uma das músicas que mais me viciou desse disco.
  • The Currents: na minha humilde opinião é uma das músicas mais atuais que alguém poderia escrever, porque fala exatamente sobre os vários episódios que a cultura do ódio tem produzido, sobre como existem pessoas que não estão dispostas a ouvir as outras e a entender o ponto de vista delas sobre um determinado assunto, sobre como tem falta de empatia. Só que não é tão direto assim, a música usa o discurso de ódio que muitas pessoas têm feito sobre os mais variados assuntos para ilustrar como a visão deles afeta as outras pessoas. 
  • Warmth: essa é a música da sorte do álbum, porque é dela que vem o nome do disco. Warmth é sobre o sentimento de segurança que a cidade nos tira, sobre nunca nos sentirmos acolhidos. A ideia de que o mundo é selvagem é exatamente perfeita porque no fim das contas é isso aí mesmo, o mundo é selvagem, frio e perigoso. Essa música expressa o que um abraço pode passar, o que a segurança que estar nos braços de alguém que você considera importante pode nos trazer.
  • Lethargy: em bom português a música se chama letargia, que pode ser dita, segundo esse link, como "desânimo; ausência de ânimo; excesso de preguiça". Essa é uma música com melodia super good vibes mas como sempre a letra toca num ponto que não paramos para pensar bem: o ânimo para realizar atividades. Eu posso afirmar que tenho sérios problemas de ânimo (quase sempre é falta dele mesmo) para cumprir as tarefas no decorrer do dia. Essa música toca nesse ponto e é ela dá a sensação de que é tudo muito corrido, rápido e sobre como sempre queremos não nos preocupar com tudo em todas as horas.

'Cause it's easier to bury   (Pois é mais fácil enterrar)
My head in the sand sometimes   (Minha cabeça na areia, às vezes) 
 Yes, it's easier to bury   (Sim, é mais fácil enterrar)
My head in the sand sometimes   (Minha cabeça na areia, às vezes)
And I know, I know, I know   (E eu sei, eu sei, eu sei)
It's not the right way to go   (Que não é o caminho certo a seguir)
But I pray for the ground to swallow me whole   (Mas eu rezo para que o chão me engula inteiro)
        Perceberam do que estou falando?


   O disco deluxe tem dezenove músicas e essas foram apenas as que mais me conquistaram, as que não tinha como não tirar do replay e passar um segundo sem cantar um pedaço delas (minha amiga Ana - beijo Ana <3 - que o diga, porque passei uma prova inteira cantando isso no ouvido dela). 

  Como o post está chegando ao fim vou deixar vocês livres para ouvirem o álbum e depois comentar o que acharam dele. Ouça o Wild World (Complete Editition) e ouça o Bad Blood - primeiro álbum da banda - no Spotify. Como sempre tem links em todos os nomes de músicas que eu citei.

  Por hoje é tudo o que eu tenho a mostrar. Para se entreterem até o próximo post é so me seguir no InstagramTwitterYouTube e ler a fic no Wattpad ou no Tumblr. Beijocas chuchus!!! x

Deixe um comentário