O último post do Especial Bienal do Livro é uma grande ajuda para você passar pela experiência da Bienal da melhor maneira possível. Nada mais justo e melhor do que alguém que vai em Bienais desde os 3 anos de idade para dar umas dicas, não é? 
 Antes d'eu dar as diquinhas em si, deixa eu situar você que pode ter caído de paraquedas nesse post. Como a Bienal do Livro começa dia 31 desse mês, o blog está fazendo um Especial Bienal do Livro, onde todos os posts desse mês são voltados para o evento e o universo dos livros. Caso tenha perdido algum post, você pode conferir a: Parte 1, Parte 2 e Parte 3
 Então como eu ia falando, resolvi dar umas dicas de como ir à Bienal sem neura nenhuma. Já que tenho alguma, leia-se muita, experiência, por que não compartilhar?
 Sem mais delongas, vamos lá, pegue papel e caneta ou abra o bloco de notas de um dispositivo eletrônico e anote as dicas. 

  • Tenha uma lista de livros - Procure anotar os dados principais dos livros que você quer comprar. É super essencial saber pelo menos o nome do livro, o autor e a editora. Eu, pessoalmente, vou um pouco além disso, ponho ordem de prioridade caso tenha que completar alguma coleção, ordem alfabética de autores, e etc. Não se preocupe, pois eu já ensinei a fazer uma lista dessas na Parte 2 do Especial Bienal do Livro, então é só você clicar aqui para ler sobre como montar uma lista dessas. Os meus amigos mais próximos sabem que eu sou uma pessoa que é super devoradora de livros, por isso sempre tenho um Everest de livros para ler ou que quero ler então vivo com listinhas dessas prontas.
  • Pesquise os preços do livros - Sua lista não foi feita para nada. Então pegue-a e faça uma consulta de preços pelos sites que você está acostumado a comprar e/ou use um site de busca e comparação de preços para descobrir o máximo e o mínimo que estão cobrando por um livro de sua lista. Isso ajuda muito no próximo item.
  • Junte grana - Se você é mais descontrolado quando o assunto é dinheiro, é uma boa ideia juntar. Afinal de contas, nem sempre alguém tem como bancar todas as comprinhas por lá. É claro que uma parte do money para as minhas compras vem da conta bancária da minha mamãe, mas isso não significa que eu não junte dinheiro, ou pelo menos tente juntar. Os livros lá não são muito baratos não, quer dizer, não tem tanta diferença de preço. Às vezes tem, mas isso é algo que depende muito do livro que você quer. E também existem descontos progressivos (um livro 5%, dois livros 10% e assim por diante), ou descontos para quem compra com cartão e/ou a vista. Mesmo assim é bom ir preparado. Tá, eu sei que dei essa dica meio encima da hora, então pode ir pedir grana para todos os seus parentes como presente de alguma data comemorativa. 
  • Informe-se - Procure estar por dentro da Bienal. Saber datas, horários, localizações e preços é super importante. Eu sempre entro no site da Bienal desde janeiro quando é ano do evento aqui no Rio. Sou exagerada, mas saber quanto custa os ingressos, como faz pra chegar ao local e que horas abre e fecha é, literalmente, o mínimo. Quanto mais informações melhor, assim você tem mais oportunidade de escolher qual dia ir ao evento e descobrir como encontrar seu autor favorito. Por isso eu já abri o especial do mês com um post cheio de informações sobre o evento, é só clicar aqui para ler tudo. 
  • Programe-se - Esse é o único dia do ano que me rendo a monótona rotina. Eu programo tudo, desde a hora para dormir até o que vou comer. Criar uma programação ou algum tipo de rotina ajuda a criar uma disciplina durante o evento, o que te possibilita aproveitar o máximo de tudo. Só tente não ser tão tão tão rigoroso, apenas pense em um modo de se organizar para curtir o dia lá. 😉
  • Estoque paciência - É um evento muito muito grande com um monte de coisas incríveis para ver e fazer, por isso atrai multidões. Ter paciência é o segredo do sucesso. Se você se irrita com filas e demora, nem pense em ir. Sim, as editoras/lojas/marcas mais famosas lotam seus estandes, nada mais óbvio que uma fila básica para entrar ou pagar algo. Então, seja paciente porque vai precisar. E como vai precisar da queridinha paciência.
  • Faça um intensivo de musculação - Você vai chegar lá de mãos abanando, mas vai sair cheio de sacolas. Livro não é leve não, meus amigos. Malhar os braços é lá mesmo, as pernas também, pois o evento acontece no Riocentro e lá é gigante, logo você com certeza vai andar muito atrás de seus itens de desejados. 
  • Vença uma prova de resistência do BBB - É super difícil você esquecer que está com fome, sede, frio/calor ou dor. As provas de resistência do BBB são perfeitas para trabalhar esse lado, já que você passará um bom tempo em filas e escolhendo livros e vendo coisas. Quanto mais tempo você conseguir superar isso mais livros você vai ter, olha como isso é o lado positivo da situação.
  • Seja prático - Leve somente, SOMENTE, o que você vai precisar. Ou seja, prepare bolsa ou mochila com a sua carteira de  identidade, o dinheiro para as compras, identificação estudantil para quem for estudante e comprou ingresso de meia entrada e um dos itens mais importantes dessa listinha, que é o ingresso. Ah, vale também lembrar que você pode e deve levar ecobags e sacolas mais resistentes para carregar os livros que foram comprados e não se espante se você cruzar com alguém carregando uma mala ou um carrinho de feira, é comum pessoas levarem para carregar tudo o que compram.
  • Divirta-se - Essa é uma das dicas mais importantes. Chame seus amigos, familiares ou vá disposto a conhecer novas pessoas. A Bienal do Livro reúne tudo de melhor que o universo da leitura pode proporcionar e uma das melhores coisas são as pessoas que você conhece e encontra durante a sua passagem pelo evento. É cheio de gente que compartilha dos meus interesses que você e com certeza você voltará com pelo menos uma história boa para contar do seu dia lá.

 Aaaahhhh... Não quero me despedir desse Especial que fiz. Espero que vocês tirem proveito de todas as dicas que dei. Sério, eu tenho experiência, então me escutem. Algumas dicas envolviam fazer listas e tal, então não se preocupem pois eu já fiz isso tudo por vocês e estou disponibilizando uma pasta com todas as listas que ensinei ou comentei ao longo do especial, incluindo de bônus uma checklist com itens indispensáveis para se ter na bolsa/mochila que você for levar no dia. Eu sei, eu sei, sou um anjo. 


 Mais uma vez eu quero reforçar que espero do fundinho do meu coração que você tenha curtido esse Especial Bienal do Livro organizado por mim com o maior carinho e entusiasmo do mundo. Até o mês que vem e o próximo post. Você pode me acompanhar pelas redes sociais, seguindo o meu Instagram e o Instagram do blog, o Twitter, meu  canal no YouTube e os vídeos de Jay & Mi, e escolha onde ler a fic clicando aqui. Beijocas, amorinha. 🌻

4 Comentários

  1. Adorei as dicas, Uma pena que não irei, a dica de juntar grana é a mais importante haha
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Tem que ter bastante paciência em eventos grandes por causa das filas e estar bem confortável é ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir